Trabalho de Pimentão
O pimentão e as pimentas, pertencentes à mesma família, têm sua origem na
América central e no México e se tornou alimento apreciadíssimo em todo mundo europeu e asiático.
As rotas de navegação no período 1492-1600 permitiram que as espécies picantes e doces de pimentas e pimentões viajassem o mundo. De 1500 para 2000, as sementes e frutos de pimentas e pimentões passaram a ser consumidas por povos de todas as origens, em quantidade crescente e em usos os mais diversos.
Não se sabe exatamente a época e o local onde inicio-se o cultivo do pimentão em escala maior no Brasil. Porém, os relatos até então encontrados
referem-se a
cultivos de pimentão de origem espanhola, de frutos cônicos, no inicio do século em
Mogi das Cruzes e Suzano (SP).
Os frutos do pimentão podem ser consumidos na forma imatura (frutos verdes) ou madura (vermelhos ou amarelos) e podem ser utilizados na industria alimentícia ou na produção de pigmentos (corantes). No Brasil, apresenta-se como uma das dez mais importantes hortaliças do mercado olerícola.
Os pimentões pertencem à família Solanaceaee ao gênero Capsicum, esse gênero possui de 20-25 especies, normalmente classificadas de acordo com o nível de domesticação, dentre essas espécies o pimentão é a mais cultivada.
Na espécie Capsicum annuum, existe, além do pimentão, algumas cultivares de pimenta e algumas cultivares ornamentais.
Botânica
De modo simplificado , a classificação botânica do pimentão é a seguinte:
Classe: Dicotiledoneae.
Família: Solanaceae.
Gênero: Capsicum.
Nome cientifico: Capsicum annuum L.
Características principais:
1- Porte
A planta é de porte arbustivo e ramificado, atingindo uma altura que varia de 0,50,8 m, embora sejam considerados normais, portes de 0,4 m até 1,5, dependendo da variedade e do método de exploração utilizado. As plantas cultivadas em casas de vegetação , por longos períodos e sob rigoroso controle fitossanitário, alcançam portes mais elevados.
O