Uso de agrotóxicos e equipamentos de segurança do trabalho por pequenos agricultores na produção de tomate e pimentão na região de caçador
Fernanda do Prado, acadêmica do Curso de Medicina Veterinária, bolsista PIBIC
Prof. Orientador Gilson Ribeiro Nachtigall, Doutor em Ciências Agrárias
Universidade do Contestado – Campus Canoinhas
INTRODUÇÃO O tomate é a espécie do grupo das hortaliças com o maior volume de produção no Brasil, o pimentão apresenta-se como uma das dez mais importantes hortaliças cultivadas. O Brasil, é o maior consumidor mundial de venenos agrícolas, essa utilização causa contaminação ambiental, problemas de saúde pública, intoxicações ao trabalhador rural e contaminação em alimentos. Estudos do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) mostraram dados preocupantes relacionados a contaminação de alimentos no Brasil, que também é uma preocupação de vários países em desenvolvimento onde os agrotóxicos são amplamente utilizados na agricultura. Estes dados motivaram a realização deste trabalho para fazer um diagnóstico mais local dos problemas relacionados a utilização de princípios ativos não registrados para a cultura do tomate e pimentão.
OJETIVO
Identificar os agrotóxicos utilizados pelos agricultores na cultura de tomate e pimentão na região de Caçador, como também verificar como são utilizados os agrotóxicos e equipamentos de segurança pelos pequenos agricultores.
MATERIAIS E MÉTODOS Foi realizado pesquisa bibliográfica referente a contaminação de alimentos baseado nos dados da ANVISA do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos – PARA. Na pesquisa de campo foi realizada entrevista através de um questionário para 20 pequenos agricultores (10 na cultura do tomate e 10 na cultura do pimentão). Também serão analisadas notas fiscais de compra de agrotóxicos, juntamente com o Receituário Agronômico, para identificação da origem e agrotóxicos utilizados.