Osmose em Pimentão
A osmose é um caso especial de difusão, onde há o movimento das moléculas de água através de uma membrana. A osmose resulta num saldo de água transferida de uma solução que tem um alto potencial hídrico ( menor concentração de soluto) para uma solução de potencial hídrico mais baixo ( maior concentração de soluto ). Essa transferência só não ocorrerá se as soluções tiverem número de partículas dissolvidas por unidade de volume iguais, e portanto, o mesmo potencial hídrico, sendo essas chamadas de isotônicas. A osmose resulta no desenvolvimento de pressão, à medida que as moléculas de água continuam a se difundir através da membrana para uma região de maior concentração. A pressão que teria que ser aplicada à solução para interromper a entrada de água é chamada de pressão osmótica.
O presente trabalho teve por objetivo uma finalidade didática de verificar o grau de osmose no pimentão, observando através de processos físicos.
MATERIAL E MÉTODOS
O experimento foi conduzido no laboratório Nº 03 de morfologia, pertencente á
Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), no setor Centro de Ciências
Agrárias e Ambientais, cujas coordenadas são 25º33’52.57’’ S; 49º10’47.89’’ O e altitude de 918m, no dia 23 de agosto de 2010.
Utilizando um bisturi, foram cortadas 12 tiras de pimentão com aproximadamente 5 cm de comprimento e 0,5 cm de largura.
As tiras foram distribuídas em 4 placas de pétri, sendo 3 tiras em cada placa.
Cada placa continha uma solução diferente:
Na primeira placa foi adicionado junto as tiras de pimentão uma solução de 1M de sacarose Na segunda placa a solução utilizada foi de 0,5M de sacarose
Na terceira placa a solução utilizada foi de 0,25M de sacarose
Na quarta placa foi adicionado junto as tiras de pimentão 20 ml de água deionizada
As placas de pétri foram levadas a câmara de germinação, marca/modelo: FANEM
347CDG, onde permaneceram por 24 horas, à uma temperatura de 25º.
RESULTADOS
Observou-se que após 24