Osmose em pimentão
ESCOLA DE SAÚDE E BIOCIÊNCIAS
BACHARELADO EM BIOLOGIA
NAYARA DOTTI
TÁBATA CARVALHO
TALINE GONÇALVES
VIVIAN RAFAELA TELLI DE ALMEIDA
OSMOSE EM PIMENTÃO
CURITIBA
2013
Introdução
A osmose é um movimento resultante de moléculas aquosas através de uma membrana semipermeável. Este movimento é conduzido pela diferença na concentração de solutos, é um processo de grande importância para as células, pois a sua sobrevivência depende do equilíbrio químico e osmótico com o meio. O objetivo do presente experimento foi observar o processo de osmose em fatias de pimentão verde, visando identificar as soluções hipertônicas, isotônicas e hipotônicas.
Material e Métodos
- 4 Placas de Petri
- Água destilada
- Sacarose em três concentrações (0,25M; 0,5M e 1M)
- Pimentão
- Fita Crepe
- Becker
Foram separadas quatro placas de petri, numerando-as de 1 a 4 e identificando com fita crepe a solução que havia nas placas. Cada grupo de aula prática preparou uma solução de sacarose. Foram realizados cálculos de diluição e a sacarose foi pesada e diluída em água destilada dentro de um Becker, após misturadas as soluções foram reservadas para posterior utilização. Enquanto isso, foram cortadas 12 fatias de pimentão com cerca de 0,5 cm de largura e 5 cm de comprimento com auxílio de uma lâmina de bisturi. Em seguida foram colocadas 3 tiras em cada placa de petri. Na primeira foi adicionada água destilada, na segunda sacarose 0,25M, na terceira 0,5M e na quarta 1,0M, em todas as placas as soluções foram adicionadas até que cobrissem totalmente as fatias de pimentão. Por último as placas foram tampadas para evitar evaporação e foram deixadas próximas a luz do sol por 24 horas, e analisadas em seguida.
Resultado
Observou-se que na placa em que continha apenas água destilada, as fatias de pimentão verde tiveram sua conformação mudada, ficando inchadas e curvadas devido à entrada de água no material. Na placa em que a