Fisiologia
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
ENGENHARIA FLORESTAL
FISIOLOGIA VEGETAL
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS:
RELAÇÕES HÍDRICAS E NUTRIÇÃO MINERAL Caio Henrique Januário Calassa
GOIÂNIA, GO
OUTUBRO DE 2014
RELAÇÕES HÍDRICAS
INTRODUÇÃO A água executa papéis cruciais na vida da planta. Para cada grama de matéria orgânica feita pela planta, cerca de 500 gramas de água são absorvidas pelas raízes, transportada através do corpo da planta e perdida para a atmosfera.
A água é o solvente em que os nutrientes minerais penetram nas raízes e são transportados através da planta e em que os fotoassimilados e outros compostos orgânicos são translocados. A entrada de água na célula é responsável pela manutenção da turgescência e, portanto, do crescimento e, também, pela forma e estrutura dos tecidos. A água é absorvida do solo, movimentase através da planta e boa parte é perdida para a atmosfera na forma de vapor, processo conhecido como transpiração.
O movimento de água no estado líquido pode ser impulsionado por diferença de pressão
(fluxo em massa) ou por diferença de concentração (difusão). O entendimento desta dinâmica da água é um dos principais objetivos da Fisiologia Vegetal.
O movimento de grupos de moléculas por fluxo de massa ocorre quando forças externas são aplicadas, tais como pressão produzida por alguma compressão mecânica ou a gravidade, assim todas as moléculas tendem a se mover na mesma direção em massa.
A difusão envolve movimento espontâneo de particulas (moléculas e íons), causado pela sua própria energia cinética, de uma região para a outra adjacente, onde a mesma substância está em menor concentração ou potencial químico; sendo assim, a difusão é um processo