Argisolos
MENEZES, R.O; RIBEIRO, D.A & GOMES, G.C
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo apresentar características dos Argissolos como profundidade, presença de horizonte B textural, coloração teor variável de nutrientes, textura, níveis categóricos, diagnosticar se o solo é considerado Argissolos, distribuição pelo Brasil e aptidão agrícola.
Palavras-chave: Aptidão Agrícola.
INTRODUÇÃO
O Argissolos é um solo constituído por material mineral, apresentando horizonte B textural, com argila de atividade alta (conjugada por saturação de base baixa) ou atividade de argila baixa e caráter alítico na maior parte do horizonte B. Se apresentar horizonte plíntico, o mesmo não está acima e nem é coincidente com a parte superior do horizonte B textural. Mesma regra vale se o horizonte glei estiver presente (EMBRAPA, 2005).
Segundo Elsembeer ( 2001) “Os Argissolos são solos que possuem um horizonte A seguido por um horizonte E ou B. O horizonte B, chamado de horizonte B textural (Bt), recebe esse nome devido ao incremento no teor de argila tornando a textura desse horizonte mais argilosa do que a do horizonte imediatamente acima, ou seja, pode ser o A ou o E, depende do caso”.
Quando a fertilidade natural é elevada e não há pedregosidade, sua aptidão é boa para agricultura. São particularmente indicados para situações em que não é possível grandes aplicações de capital para o melhoramento e a conservação do solo e das lavouras, o que é mais comum em áreas de agricultura familiar (EMBRAPA, 2007).
Elsembeer (2001) diz também que “Este tipo de solo, raramente, apresenta problemas de excesso de água e possui drenagem considerada boa. Portanto, nem sempre se deve generalizar e enxergar os Argissolos como solos com problemas de drenagem. Aqueles que geralmente possuem horizonte A arenoso sobre horizonte B de textura média se encaixam na definição agora exposta. De forma oposta, aqueles com horizonte B muito argiloso, porém com