pimentao
Na outra extremidade dessa relação, aparece a batata, com índice zero de contaminação. Das 145 amostras desse produto colhidas pela Anvisa, nenhuma apresentou qualquer resultado insatisfatório. Das 2.488 amostras dos 18 alimentos analisados pelos laboratórios contratados pela Anvisa, 694 (28%) apresentaram presença de agrotóxicos indevidos ou uso exagero de alguns produtos.
VEJA TAMBÉM
Panela mal conservada, perigo para a saúde
Dieta vegetariana permite perda radical de peso
Depois do pimentão, os alimentos que registraram os piores índices foram o morango - 63,4% das amostras insatisfatórias - e o pepino - 57,4% das amostras com presença indevida de agrotóxicos. Além da batata, outros bons resultados foram encontrados na cebola (3,1% de produtos contaminados), manga (4%) e repolho (6,3%).
Luiz Cláudio Meirelles, gerente-geral de Toxicologia da Anvisa, explicou que o pimentão, além de estar no topo dessa lista, apresentou resultado homogêneo nas cinco regiões do país. Não é um problema ou uma preocupação regional, mas nacional. As amostras comprovam que há um excesso de uso de agrotóxico no pimentão em todo o país - disse Luiz Cláudio.
Ingestão contribui para doenças não transmissíveis
Os especialistas afirmam que o abuso de agrotóxicos atinge a saúde dos consumidores. Em 2009, foram registrados 7.677 casos de intoxicação aguda por agrotóxicos de uso agrícola.
- São dados preocupantes. Há uma ingestão diária desses agrotóxicos, o que contribui para o surgimento