Trabalho de História Pufendorf
JOÃO LUIZ LUSTOSA
PATRICK MARAFON
THIAGO GRONTOWSKI RIBEIRO DE CAMARGO
WALLESCA SHAYANY PINHEIRO
TRABALHO DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA DO DIREITO
SAMUEL VON PUFENDORF
PALMAS - PR
2014
JOÃO LUIZ LUSTOSA
PATRICK MARAFON
THIAGO GRONTOWSKI RIBEIRO DE CAMARGO
WALLESCA SHAYANY PINHEIRO
TRABALHO DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA DO DIREITO
SAMUEL VON PUFENDORF
Trabalho desenvolvido para a disciplina de História do Direito - 1º Semestre - Direito - IFPR - Campus Palmas - Pr.
Professor: Ivan Furmann
PALMAS - PR
2014
1: Quem é o autor referido?
(quando, aonde, de qual origem social, dentre outros elementos que o caracterizem)
Pufendorf era filho de um clérigo luterano. Foi educado em teologia e matemática, depois voltou seus estudos para moral e teoria política. No campo da Moral e da Política ele sofreu influência não só de Grotius e Hobbes, mas também de Platão, Aristóteles, Epicuro e Tomás de Aquino.
Pufendorf foi designado tutor do filho do embaixador sueco na Dinamarca. Ele acabou encarcerado por seis meses, em função da guerra entre Suécia e Dinamarca. Durante esse período ele escreveu Elementa Jurisprudentiae Universalis.
Diante da industrialização e ascensão burguesa, mesmo envolvido pelas teorias contratualistas, em vez de aderir a esta concepção o autor alemão torna-se discípulo de Hugo Grócio. Em 1660 foi designado professor de Direito Natural da Universidade de Heidelberg e em 1667 foi para a Universidade de Lund, quando então escreveu sua obra maior “Sobre o direito da natureza e das nações”, (De Jure et de Naturae Gentiu), publicada em forma resumida como “O dever do homem e do cidadão segundo o Direito Natural”.
Nascido no Ducado da Saxônia e filho de um pastor luterano, Samuel Pufendorf também estava destinado ao ministério religioso, e foi enviado à Universidade de