A ciência do direito
CURSO DE DIREITO
PRÓ-REITÓRIA DE GRADUAÇÃO ACADÊMICA
KECY KELLY ALBUQUERQUE DE MEDEIROS
PEDRO LUCIANO FÉLIX DE MOURA
A CIÊNCIA DO DIREITO
(Tercio Sampaio Ferraz Jr.)
NATAL/RN
2010
AUTORES: KECY KELLY ALBUQUERQUE DE MEDEIROS
PEDRO LUCIANO FÉLIX DE MOURA
A CIÊNCIA DO DIREITO
(Tercio Sampaio Ferraz Jr.)
Trabalho apresentado, a disciplina: Introdução a Ciência do Direito I, como cumprimento de atividade avaliativa parcial do primeiro período do Curso de Direito pela Universidade Potiguar.
Orientador: prof. Rafael Diogo
NATAL/RN
2010
PANORAMA HISTÓRICO (pp. 18 -39). Segundo Capítulo
FERRAZ JR, Tércio Sampaio. A Ciência do Direito. 1980, Ed. Atlas.
JURISPRUDÊNCIA ROMANA
A obra aqui analisada, nesse momento aborda o direito enquanto ciência e prática dentro de uma retrospectiva histórica, levantando os principais aspectos a que este foi submetido para a construção de uma ciência jurídica tal qual conhecemos hoje.
Ferraz Jr inicia sua abordagem mediante um estudo cerca da jurisprudência romana, afirma a priori, que os romanos, em termos gerais, procuraram evitar o uso da expressão ciência. Isso pode ser explicado pelo fato de na Roma Antiga o direito está muito mais relacionado a práxis jurídica do que esquemas teóricos e metodológicos, inexistindo assim, a idéia de uma ciência pura e de domínio do direito.
Ao afirmar que a jurisprudência romana é caracterizada pela busca de argumentos retirados de textos já comprovadamente aceitos por sua autoridade, com finalidade de solução de determinados problemas. E assim, abstrair-se o caso para obter uma regra