quimica
Departamento de Ciências Naturais - DCN
CURSO: AGRONOMIA
DISCIPLINA: Elementos de Química TURMA: P1
PROFESSORA: Cristiane Veloso
DATA DA EXPERIÊNCIA: 10/07/2014 DATA DA ENTREGA: 24/07/2014
TÍTULO DO EXPERIMENTO: Obtenção e purificação de substâncias
N NOME DOS COMPONENTES DO GRUPO NOTA
A
Vitória da Conquista – Ba
Julho de 2014 1. OBJETIVOS
A experiência teve como objetivo obter substâncias de outras por meio de uma reação química, aprendendo técnicas de separação.
2. RESUMO
O teste é um método que busca identificar elementos químicos a partir da coloração emitida em uma chama. Quando o composto a ser estudado é submetido ao aquecimento, os íons presentes no metal começarão a emitir luz. Assim, é possível identificar a presença de certos elementos devido à cor característica que eles emitem quando aquecidos numa chama.
3. INTRODUÇÃO TEÓRICA
Para se identificar as diversas substâncias existentes utilizam-se vários métodos, tanto por via seca, quanto por via úmida. Um dos métodos mais conhecidos de se reconhecer a substância por via seca é o teste de chama.
O teste de chama é feito com uma amostra sólida, e é utilizado na identificação de elementos metálicos constituintes de sais, que são identificados pela cor que as chamas produzem, como explicam os autores A. Pereira e F. Camões no livro Ciências Físico-Químicas, e os autores L. Mendonça, Mª C. Dantas e Mª D. Ramalho no livro Jogo de Partículas. Segundo os autores, quando os sólidos são aquecidos, eles passam para o estado gasoso e absorvem energia, e essa energia torna-se em seguida emissora de radiações visíveis, e essas radiações dão uma cor para a chama.
Sendo assim, o teste envolveu a exposição das soluções em uma chama e a observação da cor resultante para cada espectro de emissão. Aplicou-se energia em forma de calor, a chama, fornecida a cada solução, para explicar o princípio de