Trabalhando com pessoas com altas habilidades
3554 palavras
15 páginas
As teorias e pesquisas recentes sobre o desenvolvimento humano ainda não oferecem informações científicas suficientes para explicar a origem e o desenvolvimento de uma inteligência superior em crianças superdotadas. Contudo, apesar de não haver um consenso na discussão sobre esta temática, já é possível desmistificar as ideias erronias oriundas do desconhecimento da população acerca da superdotação, para que esta classe de crianças seja mais facilmente identificada e assistida de maneira adequada. Desta forma, faz-se relevante um trabalho que esclareça as dúvidas sobre o desenvolvimento de altas habilidades e as características comportamentais de crianças superdotadas. Grande parte das crianças superdotadas não é identificada, principalmente porque a avaliação do nível de inteligência se dá através de testes de QI, que revelam, em geral, altas habilidades acadêmicas. Existem crianças superdotadas nas mais diversas áreas, e o desenvolvimento das habilidades é independente, podendo um indivíduo apresentar divergência entre os níveis das inteligências humanas.
O talento na escola exibe e explicita nos estudantes a capacidade de entender e aprender. Todos os professores agradecem a chegada de crianças talentosas pois suas atividades intelectuais coincidem com o plano de desenvolvimento curricular previsto. Mas em algumas oportunidades existem alguns alunos cujas condições excepcionais provocam incertezas e também dificuldades na tarefa do ensino. Neste contexto, muitos dos alunos superdotados e talentosos não identificados são “catalogados” como imaturos socialmente e emocionalmente.
Assim, tem-se constatado que uma educação que não se esforce por se adaptar a tais condições pessoais pode provocar desinteresse pelos estudos e desmotivação geral já que os procedimentos pedagógicos utilizados na aula geralmente não são os adequados à rapidez de raciocínio e capacidade de abstração destes alunos.
O sistema educacional, até então, vinha dando pouca atenção às