Educação notransito
A tarefa administrativa está se tornando cada vez mais incerta e desafiadora, pois está sujeita a mudanças e transformações carregadas de ambiguidade e incertezas.
Por outro lado, o futuro pertencerá às empresas dinâmicas, flexíveis e inovadoras, elas viverão em um ambiente cada vez mais turbulento, continuarão a ampliar suas fronteiras e domínios, continuarão a diferenciar suas atividades fabris e a concorrência tornar-se-á cada vez mais aguda.
Desenvolvimento
Organizações mecanicistas X Organizações Flexíveis: Existiria um meio termo?
Administração como Habilidade Humana
A habilidade humana fala sobre a habilidade das pessoas trabalharem com os outros. Essa aptidão está de acordo com os princípios como cidadão de cada um.
Habilidade humana também é a eficiência da qualidade do executivo trabalhando como integrante de um grupo e do seu esforço em conjunto com as pessoas da equipe que dirige.
Teoria Clássica da Administração
Conforme Idalberto Chiavenato (302) a administração cientifica de F. Taylor feita nos Estados Unidos, surgiu na França o outro pilar da Escola Clássica, comandado por Henry Fayol.
Enquanto na Administração cientifica a ênfase é colocada nas tarefas, na Teoria Clássica de Fayol a ênfase é posta na estrutura da organização, substituindo o enfoque analítico e concreto de Taylor por uma visão sintética, global e universal.
Assim como Taylor, Fayol procurou demonstrar que com métodos adequados de gerência, podem ser alcançados todos os resultados desejados.
Para Fayol, toda empresa desempenha seis funções básicas:
1 – Funções técnicas: relacionada com a produção de bens ou de serviços da empresa.
2 – Funções comerciais: relacionadas com a compra, a venda e a permutação.
3 – Funções financeiras: relacionadas com a procura e a gerência de capitais.
4 – Funções contábeis: relacionadas com os inventários, registros, balanços e estatísticas.
5 – Funções administrativas: