Segredos
DE PROJETOS DE ALTA PERFORMANCE
SUMÁRIO
>> Introdução 3
>> O que é uma gestão de projetos de alta performance
5
>> O papel do Gerente de Projetos (GP) de alta performance
7
>> Os pilares para a alta performance em projetos
9
>> Os 7 segredos para uma gestão de projetos de alta performance
12
>> Habilidades indispensáveis ao GP para a obtenção de resultados positivos
29
>> Conclusão 31
>> Sobre a Project Builder 33
2
INTRODUÇÃO
A combinação entre planejamento, monitoramento e controle, seja de prazos, recursos financeiros ou mesmo pessoais sempre foi indicada como a melhor prática para o sucesso no gerenciamento dos projeto. Contudo, este cenário evoluiu. Estes fatores são hoje vistos como triviais e seu cumprimento não passa de uma obrigação definida em contrato.
Atualmente, clientes e patrocinadores exigem mais do que isso para que o projeto não seja um fracasso. É necessário gerar e entregar valor, ou seja, atender necessidades e contemplar diferenciais em suas entregas favorecendo não apenas o projeto em si, mas a empresa contratante. Isto significa alta performance!
4
O QUE É UMA GESTÃO DE PROJETOS
DE ALTA PERFORMANCE
A gestão de projetos de alta performance condiz ao chamado “estado da arte”. Isto engloba as melhores práticas e ferramentas de gestão para o planejamento, execução, monitoramento, atribuição de tarefas e, inclusive, para a geração de valor em diversas perspectivas.
A grande questão é que, quanto mais projetos, maiores as dificuldades de gestão e suas complexidades.
Por sua vez, isto exige uma maior qualificação técnica para alcance da alta performance. Caso contrário, os riscos de insucesso ampliam consideravelmente -até mesmo aos que são concluídos, já que não há garantias quanto a entrega do valor esperado.
6
O PAPEL DO GERENTE DE PROJETOS
(GP) DE ALTA PERFORMANCE
A gestão de