Simbolismo
Simbolismo
No Brasil e em Portugal
Aluna: Thauana Bordim dos Santos
Professora:
Serie: 2° ano ‘B’
Simbolismo
É um movimento literário que surgiu na França , em 1888, movida pó idéias subjetivo, individualismo e o misticismo. O simbolismo mexe bastante com as sensações do ser humano, seja na musica, na arte ou na literatura. Na literatura são usados figuras de linguagem, como aliteração (repetição consoantes), e assonâncias (repetição das vogais).
O movimento simbolista foi iniciado por Charle Baudelaire, na França em 1857, com sua obra chamada ‘As Flores do Mal’. E suas idéias em de oposição aos movimentos do Realismo, do Naturalismo e do Positivismo.
No Brasil, as obras que inauguraram escola literária simbolista, em 1893, são: Missal (escrita de forma poeta , mas em prosa) e Broqueis (poemas e versos). Em Portugal, a obra que abre a escola é ‘Oaristos’, de Eugenio de Castro, em 1890.
Principais características:
*Subjetivismo;
*Musicalidade;
*Transcendentalismo;
Principais autores:
Portugal
Os nomes de maior destaque no Simbolismo português são: Camilo Pessanha, António Nobre, Augusto Gil e Eugênio de Castro
Brasil
No Brasil, dois grandes poetas destacaram-se dentro do movimento simbolista: Cruz e Sousa, e Alphonsus de Guimarães.
São também escritores que merecem atenção: Augusto dos Anjos, Raul de Leoni,Emiliano Perneta, Da Costa e Silva, Dario Veloso, Arthur de Salles, Ernãni Rosas, Petion de Villar. Simbolismo no Teatro
Buscaram os autores, dentre os quais o belga Maeterlinck, o italiano Gabriele D'Annunzioe o norueguês Ibsen, levar ao palco não personagens propriamente ditos, mas alegorias a representar sentimento, idéia - em peças onde o cenário (som, luz, ambiente, etc.) tenham maior destaque.