Memória da Educação Escolar no Brasil Contemporâneo
CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA
Memória da Educação Escolar no Brasil Contemporâneo
Escola de Ensino Básico Professora Salete Scotti dos Santos – Içara
ALUNOS:
Mayara Francisco de Freitas – RA: 441279
Simone Regina de Sousa – RA: 419682
Talita Marques de Sá – RA: 7987741734
Prof. Juana de Souza Correa
Criciúma, Abril de 2014.
Memória da educação escolar no Brasil Contemporâneo
Ao falarmos que somos feitos de tempo, afirmamos que somos seres históricos, pessoas que mudam as ações e pensamentos conforme as fases passam e enfrentamos problemas pessoais e coletivos.
A história é construída por meio das mudanças que vivenciamos, pois são elas que nos fazem refletir sobre a nossa existência, modificando nossa maneira de pensar, agir e sentir, de modo que nunca continuamos os mesmos ao fim de uma experiência, qualquer ela que seja.
Entretanto, o homem “reconstrói” a história a partir do seu presente e cada acontecimento novo o faz reinterpretar algo que já viveu. Assim, o processo evolutivo de um povo se dá através do conhecimento de sua história e esse conhecimento é seletivo, pois cada pessoa faz as escolhas dos acontecimentos mais importantes de sua biografia.
Enfim, estudar a história da educação é compreender o presente e interceder no futuro através do estudo do passado, não cometendo os mesmos erros ascendentes. Já que a história foi constituída através de mudanças vivenciadas das reflexões da existência dos seres ela tem a possibilidade de modificar-se, reconstruir-se, trazendo transformações para o presente e tendo a chance de reinterpretar no passado e reconduzir o futuro. Assim, pode-se dizer que o processo evolutivo da civilização deu-se por meio do conhecimento da própria história.
Por mais primitiva que seja a sociedade, há momentos que ela se educa. A educação se faz presente em todos os