segredos
A análise do primeiro acidente permite-nos afirmar que:
a) escrever bem implica necessariamente a obtenção de uma resposta correta;
b) resposta correta é aquela que corresponde à idéia que temos em mente e desejamos passar ao leitor.
Este primeiro segredo já aponta para uma das funções essenciais da comunicação escrita, a saber: provocar uma reação ou resposta. É o que, aliás, fica bem claro em nossa historinha, pois, afinal de contas, para que o gerente escreveu o bilhete? Seria para demonstrar os seus conhecimentos de gramática, de pontuação,, de ortografia, de vocabulário claro e elegante? Talvez, mas não obrigatoriamente. Parece evidente que o. gerente escreveu o bilhete para, sobretudo, obter, da sua secretária, alguma resposta a uma determinada idéia ou necessidade; tal resposta pode consistir num serviço, numa tarefa, enfim, numa ajuda ou colaboração. Mas... escrever um bilhete para obter uma colaboração... por quê? — Será que o próprio gerente não poderia, ele mesmo, comprar a sua passagem de trem? — poderia perguntar um minucioso e supercurioso leitor.
Ocorre que, se esse mesmo leitor observar bem o comportamento das pessoas, de um modo geral, vai perceber facilmente que, com muita freqüência, precisamos da colaboração dos outros para resolver os nossos problemas e, vice-versa, os outros também precisam da nossa colaboração. É que não podemos fazer tudo sozinhos: necessitamos da colaboração da sociedade para atender às nossas necessidades físicas, psicológicas e sociais. Para sobreviver, o ser humano depende forçosamente da colaboração de seus semelhantes.
E como obter essa colaboração? Afinal, ninguém é obrigado a adivinhar quais são os nossos pensamentos, desejos, projetos, problemas, necessidades etc. Nós é que devemos transmitir aos outros as idéias e necessidades que há em nossa mente. E isto se faz pela comunicação escrita, pela