metodologia
10. O que caracteriza o método dedutivo? E o indutivo? No raciocínio dedutivo a certeza das premissas é transferida para a conclusão, em virtude do emprego correto de regras lógicas. Esse método fundamenta-se em um silogismo a partir de uma premissa maior e mais genérica e uma menor e mais específica, assim chega-se em um resultado que é a conclusão. O raciocínio indutivo é caracterizado pela observação de um ou de alguns fenômenos particulares, uma proposição mais geral é estabelecida para, por sua vez, ser aplicada a outros fenômenos. Portanto, é um procedimento generalizador.
11. Em que consiste o método hipotético-dedutivo? Esse método tem em comum com o método dedutivo o procedimento racional que transita do geral para o particular, e com o método indutivo, o procedimento experimental como sua condição fundante. Assim, o pesquisador elege o conjunto de proposições hipotéticas que acredita serem viáveis como estratégia de abordagem para se aproximar do seu objeto. No decorrer da pesquisa, essas hipóteses podem vir a ser comprovadas ou não mediante a experimentação.
12. Por que Karl Popper sustenta que a ciência não é capaz de atingir a essência da verdade? Segundo Popper, a ciência não é capaz de atingir a essência da verdade porque uma teoria científica pode fornecer apenas soluções temporárias para os problemas. Portanto, assim que aparecer uma nova teoria que possa responder diferente, ou melhor, ao problema, a primeira restará refutada.
13. Como a dialética era concebida pelos filósofos gregos da Antiguidade Clássica? A dialética representava o diálogo, ou seja, a arte de saber argumentar e contra argumentar sobre assuntos cuja demonstração, típica dos raciocínios analíticos, não é possível. Ela também era concebida como uma capacidade específica do humano, ou seja, uma atividade da mente como razão.
14. E por Hegel, no sec. XIX? O objeto dialeticamente é proposto, para, a seguir, se auto superar mediante o