METODOLOGIAS
Com este documento pretende-se proceder a uma breve reflexão sobre o processo metodológico mais adequado ao trabalho com crianças em idade escolar. Deste modo, no desenvolvimento do projeto é necessário recorrer a um conjunto de métodos e técnicas que permitem auxiliar a implementação do projeto de forma a garantir uma intervenção com sucesso.
O termo de projeto define-se como um conjunto de atividades realizadas de forma articulada com o objetivo de atingir determinado trabalho capaz de satisfazer as necessidades ou resolver algum problema.
O conceito de projeto oscila entre a noção de “programa”, ou seja, algo que se realiza através de uma sequência de ações. Assim, segundo Serrano (1996) “ um projeto é um plano de trabalho com caráter de proposta, que contempla os elementos necessários para conseguir objetivos desejáveis. Tem como missão prever, orientar e preparar bem o caminho que se vai percorrer para o seu desenvolvimento.”
Ao trabalhar com projetos, é possível desenvolver competências, propor tarefas complexas e desafios que estimulem os alunos a mobilizar os seus conhecimentos e completá-los. A experiência com projetos nas escolas tem-se mostrado eficiente no desenvolvimento das inteligências múltiplas, nos trabalhos com os conteúdos atitudinais e procedimentais. No “desenvolvimento do projeto o professor pode trabalhar com os alunos diferentes tipos de conhecimentos que estão imbricados e representados em termos de três construções: procedimentos e estratégias de resolução de problemas, conceitos disciplinares, estratégias e conceitos de aprender.” Valente (2000).
A pedagogia de projetos pode viabilizar ao aluno um modo de aprender baseado na integração entre conteúdos de várias áreas do conhecimento, bem como entre diversas mídias disponíveis no contexto da escola que impliquem aprendizagens que extrapolam o tempo da aula e o espaço físico da sala de aula e da escola.
No entanto, muitas vezes, o