Bactérias
CARBAPENEMASE
É um gênero de bactérias bacilares gramnegativo, não-móveis, capsuladas, da família
Enterobacteriaceae. O nome Klebsiella advém do bacteriologista alemão Edwin Klebs (1834-1913).
Também conhecida por superbactéria, é um micro-organismo resistente à maior parte dos remédios antibióticos, sendo difícil de curar.
Ela afeta, principalmente, indivíduos com sistema imune enfraquecido, como pacientes internados em unidades de terapia intensiva, podendo causar infecções graves.
A KPC pode causar pneumonia, infecções sanguíneas, no trato urinário, em feridas cirúrgicas, enfermidades que podem evoluir para um quadro de infecção generalizada, muitas vezes, mortal.
Reservatório
• Se encontram em fezes, água, solo, vegetais, cereais e frutas, trato respiratório alto, trato gastro intestinal e urinário.
Modo de Transmissão
• A transmissão ocorre em ambiente hospitalar, através do contato com secreções do paciente infectado, desde que não sejam respeitadas normas básicas de desinfecção e higiene.
Vias de entrada
A portas de entrada, tais como sonda vesical, cateter venoso central, tubo orotraqueal, cânula de traqueostomia, e às vezes feridas de decúbito, facilitam muito a infecção por bactérias multirresistentes.
Vias de eliminação
É inibida in vitro somente por carbapenêmicos e ciprofloxacino.
Medidas de Controle
• Lavar as mãos, principalmente antes e após contato com o doente.
• Antibiótico prescrito e orientado por um médico. • Manter visitas afastadas dos pacientes infectados. Medidas de Prevenção
Pacientes que contraíram a Klebsiella
Pneumoniae Carbapenemase devem se manter em isolamento.
Desinfetcção das mão com água e sabão e com álcool gel, em casos extremos.
Uso de aventais com manga longa, máscaras, luvas e rotineiramente a desinfecção de equipamentos hospitalares e a esterilização dos mesmos.
STAPHILOCOCUS AUREUS
Staphilococus são um gênero de bactérias