resumo hidraulica
R: A incompressibilidade do fluido e a elevada rigidez dos materiais utilizados nesses sistemas
Em sistemas que estão sujeitos a extremas variações de temperatura, qual a principal propriedade dos fluidos óleo hidráulicos que deve ser controlada para que não ocorram perturbações no sistema?
R: Viscosidade, com a diminuição da temperatura a viscosidade aumenta, dificuldade para inicio de operação, aumentando do consumo de energia devido ao atrito, maior queda de pressão devido a maior resistência ao escoamento. Com o aumento da temperatura a viscosidade diminui, os vazamentos aumentam, pode reduzir o rendimento com uma operação mais lenta do atuador.
Numa restrição a baixa pressão relativa a jusante do orifício de controle pode provocar a liberação de gás dissolvido ou a formação de bolhas de vapor com consequente cavitação. Explique os efeitos desses gases, quando pensamos no módulo de compressibilidade.
R: os valores de módulo de compressibilidade são utilizados para a determinação da frequência hidráulica dos cilindros. Quando não consideramos os efeitos desses gases junto ao óleo, o valor da frequência hidráulica numericamente será maior, pois o módulo de compressibilidade é menor.
Bomba Hidráulica
É utilizada nos circuitos hidráulicos para converter energia mecânica em energia hidráulica. Ela é responsável em criar fluxo de fluido para o sistema. A bomba hidráulica não gera pressão. A pressão só é criada quando houver restrição à passagem de fluxo.
Cavitação: A cavitação é usualmente referida a forma e colapso de cavidades no fluido, provocadas pela mudança de fases líquido/vapor/líquido.
Aeração: é a entrada de ar pelas tubulações e conexões do sistema hidráulico. A aeração deixa o sistema trabalhando irregularmente.
Como evitar cavitação e aeração: estabelecimento da faixa de temperatura operacional adequada ao tipo particular de fluido utilizado;