Resumo Hidráulica e Hidrologia
Vertedores são simples paredes, diques ou aberturas sobre as quais um líquido escoa. São utilizados na medição de vazão de pequenos cursos de água e condutos livre, bem como no controle do escoamento em galerias e canais.
Classificação: Forma (simples/composto); Altura relativa da soleira (completos ou livres/incompletos ou afogados); Natureza da parede (delgada/espessa); largura relativa (sem contrações laterais/contraídos)
Um vertedor é considerado contraído quando sua largura é menor do que a do canal de acesso.
Cap. 8 (Canais – escoamento permanente e uniforme) Escoamento uniforme: É aquele em que há uma constância dos parâmetros hidráulicos, como área molhada, altura d’água. Esse tipo de escoamento no qual a velocidade media é constante só ocorrendo em condições de equilíbrio dinâmico.
Cap. 09 (Observações em projetos)
Obras de retificação da jusante para montante;
Deve-se prever o envelhecimento (aumento da rugosidade);
Deixar folga de 20 à 30%;
Evitar grandes profundidades;
Canais de concreto: Drenos em parede e fundo, para evitar subpressão quando o nível do lençol freático estiver alto.
Tópicos Cap.10
Energia Específica: É a distância vertical entre o fundo do canal e a linha de energia.
Profundidade Crítica: Corresponde à fronteira entre os ramos da curva, e é um dos parâmetros utilizados para identificação do tipo de escoamento do canal.
Escoamento Crítico: É definido como o estágio em que a energia específica é mínima para uma dada vazão ou o estágio em que a vazão é máxima para uma dada energia específica.
Celeridade (c): É definida como a velocidade da onda que se propaga em um canal em relação ao meio, isto é, medida em relação à corrente e não às margens.
Seções de Controle: Controlam as profundidades do escoamento em trechos do canal a sua montante ou a sua jusante, dependendo do tipo de escoamento que está ocorrendo.
Questões da prova B2
1.1 O que é seção de controle? É uma seção em que se