Hidrologia
Capítulo 1
CAPÍTULO 1
CONCEITOS BÁSICOS
1.1 Introdução
Hidrologia é uma ciência multidisciplinar que lida com a ocorrência, circulação e distribuição das águas na Terra, suas propriedades físicas e químicas, e sua interação com o meio ambiente.
Devido à natureza complexa do ciclo hidrológico e da sua relação com o clima, tipos de solo, topografia e geologia, a hidrologia se confunde com outras ciências que fazem parte da geografia física, tais como: meteorologia, geologia e oceanografia.
A atmosfera terrestre, os oceanos, as geleiras, os lagos, os rios e a crosta terrestre contêm cerca de 1,4x1018m3 de água, distribuídos da seguinte forma (Peixoto e Oort, 1990 apud Tucci, 1993):
Oceanos
Geleiras
Águas subterrâneas
Rios e lagos
Biosfera
Atmosfera
1.350
25
8,4
0,2
0,0006
0,0130
x 1015 m3 x 1015 m3 x 1015 m3 x 1015 m3 x 1015 m3 x 1015 m3
Apesar da abundância, a distribuição espacial e temporal da água sobre a Terra é bastante irregular causando problemas de excesso de água em alguns lugares e escassez em outros.
Aos problemas que ocorriam devido à aleatoriedade dos eventos hidrológicos vieram se somar os causados pela intervenção humana sobre o meio ambiente, que, em diversos lugares, alcançou um nível crítico, afetando o clima e as condições de vida em escala global. Os estudos hidrológicos são utilizados para avaliar o efeito destas ações antrópicas sobre os recursos hídricos, realizar previsões sobre o que pode ocorrer no futuro, e que medidas podem ser adotadas para evitar ou reduzir as conseqüências negativas para o bem estar da humanidade.
A Hidrologia Aplicada tenta superar estes problemas através da previsão de eventos extremos e da disponibilidade dos recursos hídricos. Como ainda não é possível prever com segurança e com antecedência os eventos hidrológicos, por serem aleatórios, a estatística, com base em registros passados, é uma