Diafragma
Engenharia Civil
HIDRÁULICA E HIDROLOGIA
RELATÓRIO DE AFERIÇÃO DE VENTURE E DE DIAFRAGMA
Thatiane Gonçalves Felix Borges
Paulo Eduardo Silva Batista
Goiânia
Maio/ 2014
HIDRÁULICA E HIDROLOGIA
RELATÓRIO DE AFERIÇÃO DE VENTURE E DE DIAFRAGMA
Relatório apresentado ao Curso de Engenharia Civil junto à Instituição UNIP como parte das exigências do componente curricular da disciplina Hidrologia-Hidráulica, sob orientação do professor Vinícius Kuhn.
Goiânia
Maio/ 2014
Introdução
Vazão pode ser definida como sendo a quantidade volumétrica, mássica ou de peso de um fluido que escoa através de uma seção de uma tubulação ou canal por unidade de tempo.
Vazão volumétrica
É a quantidade em volume que escoa através de certa secção em um intervalo de tempo considerado. A vazão volumétrica pode ser calculada a partir da equação apresentada, a seguir:
Equação 01 - Vazão volumétrica.
Onde:
= Vazão volumétrica (m³/s);
Vol = Volume (m³) e
T = intervalo de tempo para se encher o reservatório (s).
Vazão mássica
Quantidade em massa de um fluido que escoa através de certa secção em um intervalo de tempo considerado. A equação da vazão mássica está demonstrada a seguir.
Equação 02 - Vazão mássica.
Onde: = vazão mássica (); m é a massa do fluido (Kg) e
T é o intervalo de tempo para se encher o reservatório (s)
A vazão mássica é igual ao produto da vazão volumétrica pela densidade do fluido, como se percebe através da equação apresentada a seguir.
Equação 03 - Equação da massa
Onde:
= massa específica do fluido ().
Portanto, a Equação 02 pode ser expressa da seguinte forma: Equação 04 - Equação da vazão mássica em função da Vazão volumétrica
Logo, para obter a vazão mássica basta multiplicar a vazão em volume pela massa específica do fluido em estudo, o que também pode ser expresso em função da velocidade