Resumo de hidráulica
A hidráulica trata da condução da água baseado nos tipos teóricos. Atualmente engloba o comportamento da água e de outros líquidos, quer em repouso quer em movimento. Pode ser dividida em : 1) Hidráulica Geral ou Teórica:
Aproxima-se da mecânica dos fluidos. * Hidrostática: trata os líquidos em repouso ou em equilíbrio; * Hidrocinemática: estuda velocidades e trajetórias de fluidos, sem considerar forças ou energia; * Hidrodinâmica: refere-se à velocidades, acelerações e forças que atuam em fluidos em movimento. 2) Hidráulica Aplicada ou Hidrotécnica:
Trata-se da aplicação prática dos conhecimentos científicos da “mecânica dos fluidos” e da observação criteriosa dos fenômenos relacionados à água. Ex.: * Urbana: saneamento, drenagem pluvial e canais; * Rural: irrigação, drenagem, água potável e esgoto; * Instalações prediais: imóveis residenciais, industriais e comércio; * Lazer e paisagismo: chafariz e parque aquático; * Geração de energia: hidrelétricas; * Defesa contra inundações e desabamentos; * Navegação: abertura de calado.
Mecânica dos Fluidos : trata dos fluidos (líquidos e gases). Hidráulica: trata apenas de líquidos, especificamente a água.
Sistemas de Unidades (Unidades Fundamentais + Unidades Derivadas) a) Em Hidráulica: Sistema M.L.T. (sistema internacional – SI) Massa (M), Comprimento (L) e Tempo (T). b) No Brasil: Sistema F.L.T. (sistema técnico – ST) Força (F), Comprimento (L) e Tempo (T). F=m.a A massa passa a ser uma grandeza derivada com unidade atm. Adiciona-se aceleração no sistema M.L.T
Princípio da Homogeneidade Dimensional: os objetivos são facilitar o desenvolvimento de equações e realizar conversão de sistemas de unidades.
Fluidos São substâncias no estado líquido e gasoso que se deformam continuamente sob a ação de alguma força de cisalhamento. Propriedades Físicas dos fluidos: a) Massa específica ou densidade absoluta: é a