Resumo de Hidráulica
CONCEITOS GERAIS:
Existem dois tipos de dutos para os líquidos escoarem até seu destino final:
- Abertos (calhas, canaletas e sarjetas).
- Fechados (circulares, retangulares e galerias).
O escoamento pode ser livre de dois tipos:
- Livre: Pela gravidade, inclinação, podendo ser dutos abertos ou fechados. Inclinação = Delta altura/Distância horizontal x 100 *A distância entre duas caixas de inspeção não pode ser maior que 25 metros. - Forçado: Pela pressão, seu fluxo pode ser ascendente ou em nível e somente em dutos fechados (sistemas de recalque ou pressurização)
A vazão é medida pelo hidrômetro (relógio d’água). Sua unidade de medida é metros de coluna d’água. Vazão = Volume/Tempo Vazão = Diâmetro do tubo x Velocidade
A pressão é uma energia que se divide em dois tipos: - Pressão Estática: Sem movimento - Pressão Dinâmica: Com movimento, a do percurso. Pressão Dinâmica = Pressão Estática – Perda de Carga - Perda de Carga: Perda de Carga = Comprimento do tubo + Comprimento equivalente (conexões, obstáculos)
Fatores que contribuem para menores pressões: Reservatórios baixos, traçado sinuoso, longas distancias e menores diâmetros.
Fatores que contribuem para maiores pressões: M.C.D corretos, layout e posição do reservatório.
RESERVATÓRIOS:
Um bom reservatório é sempre posicionado no centro geométrico das áreas molhas, o mais alto possível, com fácil acesso, com harmonia na arquitetura e com um espaço vazio entre o limite da águas e a tampa do reservatório.
Seu material deve ser atóxico, com cantos chanfrados, ter fácil limpeza e manutenção, tampa hermética e volumes compatíveis com o uso.
Em sua montagem deve sempre deixar as tubulações do fundo de 3 a 5 centímetros mais altas que o fundo, para não aspirar possíveis sujeiras. As redes devem ser instaladas a 10 centímetros nas bordas ou dos cantos. Têm que existir uma tubulação para limpeza e outra para o