ESCOLA BIBLICA
INTRODUÇÃO
QUEM ESCREVEU: JOÃO “ O DISCÍPULO AMADO”, IRMÃO DE TIAGO
PROPOSITO: O interesse de João é que seus leitores saibam, fora de dúvida, que o Jesus de Nazaré é de fato o Cristo (Messias), o Filho de Deus.
O propósito de João foi inspirar nos leitores a fé em Jesus Cristo como o Filho de Deus.[2]. João também dá ênfase à total dependência humana em relação a Deus para a salvação.
João 20.30-31
Na verdade, fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome
CAPITULO 1: A revelação de Deus (João cap. 1 )
CAPITULO 2: As primeiras ações no ministério terreno (João cap.2)
Messianidade de Jesus quer dizer que Ele tem as características do Messias.
Mateus capítulo 1 e verso 1. Jesus "filho de Davi". O Messias viria da descendência de Davi. Esse texto mostra a messianidade de Jesus.
PARTE 2
PARTE 2 1 Jesus também foi convidado, com os seus discípulos, para o casamento.
Eis a primeira dica: Jesus combina com festa. Aliás ele disse que veio para que nossa vida fosse uma festa: JO 7:38 – Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. E é uma festa maravilhosa porque não depende do que acontece do lado de fora, mas do lado de dentro da gente. A marca da vida cristã é essa alegria da salvação.
2 Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm mais vinho.
Segunda dica: as vezes o vinho acaba. A alegria pode ir embora por motivos diversos: pecado; sofrimento; decepção; etc. Não importa o motivo, a única forma de vê-la restaurada é procurar Jesus, só ele pode reverter o quadro. É preciso abrir-lhe o coração. Não importa se a culpa pela tristeza é ou não da gente. Ao invés de imitar de Adão, que fugiu, temos de imitar Maria, que foi procurar Jesus.
3 Mas Jesus lhe disse: Mulher, que tenho eu contigo?