Escola bíblica de férias
Há muitos anos as EBFs vêm sendo realizadas aqui no Brasil como Escola Bíblica de Férias. A ideia foi trazida dos Estados Unidos, pelos primeiros missionários. Os anos passaram, e a ideia continua sendo uma das melhores para alcançar as crianças. Se a ideia continua valendo, as crianças mudaram, bem como a metodologia de ensino e a tecnologia. Não podemos continuar seguindo os velhos modelos se não atraem mais as crianças, nem atendem suas necessidades. As crianças não querem saber de “escola” quando estão de férias. Por este motivo, resolve adotar um nome muito mais neutro e aceitável nos tempos modernos. Por este motivo, continuará sendo chamada de EBF, só que o significado muda para ESPECIAL BÍBLICO DE FÉRIAS.
O Especial Bíblica de Férias deve ser vista como um caminho que leva as crianças, incluindo os pais e parentes a conhecerem e aceitarem a Jesus Cristo como Salvador.
Através de uma linguagem apropriada, boas novas do Evangelho são apresentadas para o público crédulo, curioso, um público muito querido pelo Senhor Jesus, que nos ensina a amar, respeitar e procurar atender às necessidades de todas as pessoas, sem distinção.
No texto de Lucas 18.15-17 está registrada uma lição de amor, carinho e atenção que Jesus deu aos seus discípulos, quando tentaram impedir que as crianças se aproximassem do Mestre. A ordem de Jesus foi: “Deixai vir a mim os pequeninos...”
“ Certo dia li a história de um menino de três anos, que insistiu muito com sua mãe para deixa-lo a sós com sua irmãzinha recém-nascida. Sem conhecer as suas intenções, a mãe não permitiu, porém ele insistiu até conseguir. A mãe se pôs de maneira a ouvir e ver o que aconteceria. Após ficar sozinho com irmã, ele se aproximou devagarinho do berço e com voz suave disse: “ Fale-me sobre Deus, acho que já estou começando a esquecer.”
Precisamos relembrar às crianças suas origens, elas devem saber que são criadas à imagem e semelhança de Deus.