Historia da Fotografia
A palavra fotografia, que é originada das palavras gregas luz e escrita, foi usada pela primeira vez por Sir John Herschel, em 1839, ano em que a invenção do processo fotográfico foi trazido a público. A fotografia não tem um único inventor, pois resulta da composição de experiências diversas, que estimularam pelo menos uma dezena de pesquisadores diferentes. Apenas alguns destes obtiveram sucesso: Joseph Nicephore NIÉPCE, Louis J. M. DAGUÉRRE, e Hippolyte BAYARD na França, William Henry TALBOT na Inglaterra e Hércules FLORENCE, no Brasil. Cada um deles empregava uma de duas tecnologias que eram a muito conhecidas, mas que nunca haviam sido combinadas com sucesso. A primeira destas técnicas era ótica. Desde o século XVI, artistas e cientistas faziam uso do fato de que, quando a luz pssava por um pequeno orifício na parede de uma sala escura ou CAMARA OBSCURA, projetava uma imagem invertida na parede oposta.
História
A fotografia não é a obra final de um único criador, ao longo da história, diversas pessoas foram agregando conceitos e processos que deram origem à fotografia como a conhecemos. O mais antigo destes conceitos foi o da câmara escura, descrita pelo napolitano Giovanni Baptista Della Porta, já em 1558, e conhecida por Leonardo da Vinci4 que a usava, como outros artistas no século XVI para esboçar pinturas.
O cientista italiano Angelo Sala, em 1604, percebeu que um composto de prata escurecia ao Sol, supondo que esse efeito fosse produzido pelo calor. Foi então que, Johann Heinrich Schulze fazendo experiências com ácido nítrico, prata e gessoem 1724, determinou que era a prata halógena, convertida em prata metálica, e não o calor, que provocava o escurecimento.
A primeira fotografia reconhecida é uma imagem produzida em 1826 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, numa placa deestanho coberta com um derivado de petróleo fotossensível chamado Betume da Judeia. A imagem foi produzida com uma câmera, sendo