História da Fotografia
Nesse trabalho vamos falar sobre a história e as fases da fotografia. A fotografia não tem um único inventor, ela é uma síntese de diversas observações e inventos em momentos distintos da história.
Câmara Escura
Foi à primeira descoberta importante para fotografia. Trata-se de uma caixa com um buraco no canto onde a luz de algum lugar externo passa pelo buraco e atinge a superfície interna reproduzindo a imagem invertida.
No século V a.C um filósofo chinês chamado Mo Ti foi o primeiro a observar que a luz refletida de um objeto forma a imagem invertida sobre um plano ao atravessar um orifício. Aristóteles no século IV compreendeu o princípio óptico da câmera escura observando o eclipse parcial, quanto menor fosse o buraco mais nítida seria imagem projetada. Outros filósofos e estudiosos deram descrições importantes sobre a estrutura da câmera escura como Leonardo Da Vinci em suas anotações em seus cadernos.
Em 1550 o físico milanês Girolamo Cardano, sugeriu o uso de uma lente biconvexa junto ao orifício, permitindo uma projeção clara sem perder a nitidez.
Ao passar do tempo às propriedades da câmara obscura começaram a ser usadas para o auxílio no desenho para os artistas. No ano de 1620 Johannes Kepler inventou uma câmera escura portátil que viria a ser utilizada para a ajuda na execução de desenhos.
A câmara escura foi intensamente usada durante o período Renascentista e em grande parte dos séculos XVII e XVIII para o estudo da perspectiva na pintura. A câmara escura só não conseguia estabilizar a imagem obtida.
Niépce
Aos 40 anos, Nicéphore Niépce se retirou do exército francês para dedicar-se a inventos técnicos, graças à fortuna que sua família havia feito com a revolução. Nesta época, a litografia era muito popular na França e, como Niépce não tinha habilidade para o desenho, tentou obter através da câmara escura uma imagem permanente sobre o material litográfico de imprensa. Recobriu um papel com cloreto de prata e expôs durante