Trabalho em Equipe
Diretoria de Desenvolvimento Educacional
Departamento de Educação Superior
Departamento de Engenharia de Produção
Curso: Engenharia de Produção
Disciplina: Psicologia e Sociologia do Trabalho
Professor:
Trabalho em Equipe
Novembro/2013
1. AS EQUIPES NA ORGANIZAÇÃO
Nunca o trabalho em Equipe foi tão importante nas empresas como nos dias de hoje. A interligação mundial do mercado faz com que as corporações tenham que adotar uma visão cada vez mais dinâmica, fazendo os administradores focarem em seus colaboradores e no desenvolvimento de suas respectivas competências.
As equipes são essenciais, pois constituem um mecanismo formal de integração no trabalho. “O objetivo das equipes é reunir pessoas para trabalharem de forma interdependente e compartilharem responsabilidade pelo resultado” (GALBRAITH, 2011, p. 171).
As equipes podem ser classificadas em três grupos:
Equipes responsáveis por problemas. São formadas quando a organização tem a necessidade de resolver problemas específicos de curto prazo, tal como um corte de despesas ou o desenvolvimento de uma estratégia.
Grupos de trabalho. Consiste na reunião de funcionários que trabalham em uma mesma unidade (RH, Financeiro, Marketing, etc.) e que executam o trabalho de forma semelhante, reportando-se ao mesmo gerente.
Equipes globais. O termo global é utilizado para definir equipes formadas por pessoas de diferentes áreas na organização. Elas reúnem funcionários com diferentes aptidões e perspectivas, normalmente para criar produtos ou serviços para o cliente.
A autonomia da equipe na organização depende de vários fatores, como a maturidade de seus integrantes, de seus supervisores ou coordenadores e da natureza do trabalho que será realizado. Uma analogia aos esportes pode ser uma boa maneira de se entender como as equipes podem se comportar.
No futebol