Texto livro memórias de emília
ATIVIDADE 1
Texto-base: Memórias da Emília, de Monteiro Lobato.
Exercícios de verifi cação de leitura
01. Qual a concepção de verdade pura que perpassa as Memórias da Emília? (4 pontos)
De que tudo na vida não passa de mentiras. Que o homem não pode dizer a verdade em suas memórias, porque senão o leitor vê um homem igual aos outros. E também que a verdade é uma espécie de mentira bem pregada, das que ninguém desconfia.
02. Qual é e como se caracteriza o espaço narrativo no qual se encontram o Visconde e a boneca no início da escrita das memórias? (4 pontos)
Um sítio, um quarto de Emília cheio de badulaques, onde guardam grande número de pernas e cabeças de bonecas, uma coleção de panelinhas de barro. Um caixote, onde Visconde escreve as memórias de Emília, para o lado de fora no quintal.
03. “Todo texto se constrói como mosaico de citações e é absorção e transformação de outro texto. Em lugar da noção de intersubjetividade se instala a intertextualidade e a linguagem poética se lê, pelo menos como dupla.” (KRISTEVA, apud CARVALHAL. Literatura Comparada, p. 50)
Acima encontra-se transcrita uma passagem do famoso conceito cunhado por Julia Kristeva: a intertextualidade. Tal conceito foi formulado a partir de pontos teóricos desenvolvidos por Tynianov e Bakhtin (evolução literária e dialogismo,respectivamente), no ano de 1969, por Julia Kristeva, em seu livro Sèméiôtikè (traduzido no Brasil por Introdução à semanálise), com o intuito de designar o processo de produtividade do texto literário.
Sabendo agora o que designa o termo “intertextualidade”, apresente qual a obra com a qual o texto de Lobato dialoga explicitamente logo no primeiro capítulo de Memórias de Emília. Explique porque essa intertextualidade é estabelecida logo no inicio das memórias. Justifique sua resposta com uma passagem da