Cristina
1. Capacidade de se informar: a. Sobre o local, seus objetivos, sua história, sua organização e estrutura; b. Sobre os papéis profissionais e funções; c. Sobre os sistemas de financiamento, estatuto (público, privado, comparticipado,…) 2. Capacidade de situar: a. O lugar e papel do local de estágio num meio profissional, administrativo, institucional, etc.; b. As interações do local de estágio com outras instituições e intervenientes. 3. Capacidade de identificar a população: a. Caraterização comportamental dos utentes; b. Identificação das referências sócio-culturais da população; c. Identificação das problemáticas sociais da população. II. Capacidade de se adaptar à Dinâmica Institucional e de Cooperar:
1. Capacidade de se adaptar ao funcionamento: a. Identificação das regras e normas de funcionamento institucional; b. Capacidade de se informar e de informar; c. Respeito pela organização geral do trabalho institucional; d. Capacidade de responder às solicitações do responsável acompanhamento de Estágio. 2. Capacidade de estabelecer a comunicação: a. Situar o seu próprio papel na comunicação; b. Capacidade de utilizar os meios de comunicação, de escuta,…; c. Identificar as formas de comunicação das pessoas em causa. III. Capacidade de analisar e fazer o relatório de situações:
pelo
1. Apreciar os recursos e capacidades da pessoa ou pessoas (recursos materiais, intelectuais, afetivos, físicos, culturais, formação escolar, profissional, etc.). 2. Apreciar os recursos e capacidades do meio ambiente da(s) pessoa(s) (condições de vida: habitação, vizinhança, família, condições sócio-económicas,…). 3. Avaliar as dificuldades de ordem: pessoal, familiar, económicas, culturais, etc.. 4. Analisar os recursos institucionais em termos de: competências e materiais. 5. Capacidade de detetar as necessidades