Deus
Introdução
Imagine você, longe de seus pais, somente com alguns amigos, o que faria? “O que você faz quando, ninguém te vê fazendo, ou o que você queria fazer se ninguém pudesse te ver”.
Qual seria seu comportamento frente a essa “liberdade”, você nessa hora mostra quem é de verdade.
Daniel
Essa era o contexto de Daniel, mas ele não foi a Babilônia de viagem passar as férias, mas foi levado obrigado e provavelmente era o último que ele queria estar. Mas frente a essa assombrosa e desesperadora situação o que Daniel faz?
Quem é Daniel (1.2)- Jovem de boa aparência, instruído, competente e da linhagem nobre.
Daniel = Deus é meu juiz.
Daniel é zeloso com sua vida espiritual
Vida devocional
Daniel ressalta no versículo nove, demonstram que Deus estava com ele. No capitulo dois frente ao grande problema, convida seus amigos para uma reunião de oração e ainda vemos Daniel orar três vezes ao dia.
Aplicação: Uma vida de vitória diante do pecado inicia com os joelhos no chão. Daniel conseguiu vencer seus problemas, pois sua confiança ultima estava em Deus. Só vamos vencer nosso pecado com a vitamina BO, bíblia e oração.
Discussão: Como ter uma vida devocional? O que Deus tem que mudar no seu caráter para ser mais santo?
Influenciando de forma positiva
Já no inicio de sua jornada na Babilônia, ele toma uma decisão difícil. Vale a pena lembrar que Daniel era jovem. Os jovens são influenciados por varias modismo ou “filosofias”.
Em nosso tempo somos influenciados por uma filosofia chamada existencialismo, você sabe o que é?
O nome pode lhe parecer novo, mas a pratica esta no seu dia a dia, como?
Musica, filmes, frases da internet, hedonismo...
Daniel resolve não se contaminar com as finas iguarias do rei. Lembre-se que toda a carne, era sacrificada aos ídolos dos caldeus, ou seja, seus deuses.
Aplicação: Como permanecer firme frente a um tsunami de “vãs