Informática na escola
Prof. Welli Corrêa de Queiroz
Título: “SENTA QUE LÁ VEM A HISTÓRIA...”
JUSTIFICATIVA
As histórias infantis estão no imaginário de todas as crianças e aliada às tecnologias que são os meios, os apoios, as ferramentas que utilizamos para que os alunos aprendam, fazem com que o professor possa integrar esse conteúdo dos livros com outras mídias.
O analfabetismo digital é uma realidade, então devemos preparar nossos alunos também para essa nova tecnologia. O uso do computador na sala de aula, quando privilegia a integração grupal, favorece de modo especial o desenvolvimento e a aprendizagem socioafetivas e cognitivas do aluno.
OBJETIVO
Promover um espaço onde o professor com seus alunos possam resgatar o contador de história através das mídias, no caso com o programa Impress(BrOffice) ou PowerPoint(Mibrosoft), desenvolvendo assim uma maior motivação e aprofundamento do conteúdo a ser desenvolvido.
PÚBLICO ALVO
Alunos do ensino fundamental.
DURAÇÃO DO PROJETO
De acordo com o planejamento do professor.
METODOLOGIA DO PROJETO
A partir da idéia interacionista do psicólogo L. S. Vigotski, o qual afirma que o sujeito modifica o meio e por este é modificado, precisamos preparar um ambiente para que possamos estar desenvolvendo nossos educandos e que eles possam lidar com as novas tecnologias que vão surgindo.
Em camadas da sociedade menos favorecida, segundo Sonia Kramer, muitas crianças e jovens permanecem na escola sem se tornarem leitores e é onde estudos sobre o fracasso escolar no Brasil apontam que é necessário saber lidar com diferentes culturas, valores, classes sociais, hábitos, linguagem e crianças que tem pouco acesso a contextos, produtos e materiais escritos.
Com essa proposta de imersão na literatura através de uma leitura/escrita das histórias infantis significa