Planejamento " memorias de emilia"
Lays Fernanda de Freitas Leopoldo
Maria Jaqueline Moreira Josué
LETRAS/HABILITAÇÃO EM PORTUGUÊS/LITERATURA
PRÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO DE LITERATURA
2013
Lays Fernanda de Freitas Leopoldo
Maria Jaqueline Moreira Josué
LETRAS/HABILITAÇÃO EM PORTUGUÊS/LITERATURA
PRÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO DE LITERATURA
HAB. PORTUGUÊS/ LITERATURA
Trabalho apresentado como nota da disciplina Prática e Metodologia do Ensino de Literatura do curso de Letras, do Câmpus de Três Lagoas da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, ministrada pelo Prof. Dr. Ricardo Magalhães Bulhões.
Três Lagoas – MS
2013
CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS Campus de Três Lagoas
PLANO DE AULA ( 2º Ano Ensino Medio.)
Leitura de "Memórias de Emília", de Monteiro Lobato.
Introdução
Por que ler literatura? Ana Maria Machado nos esclarece por que ler literatura é relevante e chama a atenção para o papel da escola na formação do leitor de obras literárias:
Uma sociedade que se quer democrática tem que (...) garantir a todos que seja saciado seu direito à leitura. E essa leitura, sobretudo em países que ainda estão se construindo, não pode ser apenas uma leitura de entretenimento e de aquisição de conhecimento - embora esse tipo de livro também seja importante e não possa ser desprezado. Mas é indispensável que também se leiam textos criadores, textos que tragam o prazer de pensar, interrogar, sonhar, ligar-se com o resto da humanidade (inclusive gentes de outras épocas e de outros lugares), textos que brinquem com a sonoridade das palavras, que aproximem conceitos díspares, que