estudo sobre Reggio Emilia
Este trabalho tem como objetivo conhecer alguns pontos principais do sistema educacional de Reggio Emilia-Itália e demonstrar a qualidade de ensino e a preparação dos educadores.
DENSIDADE DEMOGRÁFICA E EXTENÇÃO TERRITORIAL:
Reggio Emilia- Itália É uma comunidade italiana da região da Emília- Romanha, província de Reggio Emilia, com cerca de 141.383 habitantes. Estende-se por uma área de 231 km2, tendo uma densidade populacional de 612 hab./km2. Faz fronteira com Albinea, Bagnolo in Piano, Bibbiano, adelbosco di Sopra, Campegine, Casalgrande, Cavriago, Correggio, Montecchio Emilia, Quattro Castella, Rubiera, San Martino in Rio, Sant'Ilario d'Enza, Scandiano.
CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA EDUCACIONAL E SEU CURRÍCULO
Um breve histórico As escolas de Reggio Emilia representam um marco na organização da sociedade civil italiana por terem sido criadas pelos pais dos alunos, que entenderam que, após a Segunda Guerra Mundial ter destruído boa parte da cidade, era necessário que homens e mulheres se lançassem à reconstrução e, para isso, era fundamental um espaço adequado aos seus filhos.
As escolas foram organizadas inicialmente em locais improvisados (e não construídos para o desenvolvimento de atividades com crianças pequenas), onde os genitores entendiam que eles deveriam também participar da educação formal (e, portanto, escolar) de seus filhos. Essas escolas comunitárias, criadas logo após a 2ª Guerra Mundial, só foram municipalizadas em 1963.
PROPOSTA PEDAGÓGICA:
A proposta central de Reggio Emilia consiste em desenvolver “as cem linguagens da criança” e conta com uma mostra internacional, com o mesmo nome, que vem percorrendo cidades do mundo inteiro há mais de 20 anos. Uma parte dessa mostra esteve na escola Eugênio Montalli, em São Paulo, em julho de 2002. Reggio Emilia recebe visitas organizadas em diferentes idiomas, e a primeira em língua portuguesa aconteceu em novembro de 2004.
Essa experiência de receber