TESTE DE CARACTERIZACAO DE PROTEINAS
TESTE DE CARACTERIZAÇÃO DE PROTEÍNAS E IDENTIFICAÇÃO DE AMINOÁCIDOS
DOURADOS-MS
2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
UNIDADE DE DOURADOS
Larissa Cepeda Marques
Franck Centurião Fleitas
Rafael de Jesus Vaz
Trabalho como exigência parcial da disciplina de Bioquímica ministrada pela Profa. Lucinete Colombo.
DOURADOS-MS
2014
Introdução
As proteínas podem apresentar interações entre os seus resíduos de aminoácidos ao nível das cadeias laterais, o que lhes confere geralmente uma estrutura globular, responsável pela sua função no interior da célula. Quando ocorrem modificações nessa estrutura, a proteína pode perder a capacidade de exercer a sua função, ficando inativa - este processo designa-se por desnaturação de proteínas. A desnaturação provoca a ruptura de ligações não covalentes e pode ter origem em processos físicos ou químicos.
Os aminoácidos são moléculas orgânicas formadas por átomos de carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O) e nitrogênio (N). Alguns podem conter enxofre em sua composição.Todas as moléculas de aminoácidos contêm um grupo carboxílico (COOH ), um grupo amina (NH2) e uma molécula de hidrogênio (H), ligados a um átomo de carbono, chamado de carbono alfa.Os aminoácidos se unem através de ligações peptídicas, formando as proteínas. Para que as células possam produzir sua proteínas, elas precisam de aminoácidos, que podem ser obtidos a partir da alimentação ou serem fabricados pelo próprio organismo.
A primeira reação realizada é característica da presença de aminas primárias (apenas presentes em aminoácidos) e designa-se por reação da ninhidrina. Como produto obtém-se um composto azul-violeta em quantidades proporcionais ao teor de aminoácido que reagiu.
A reação do Biureto é indicada pela presença de ligações peptídicas formando-se um complexo de cor violeta. É uma reação