relatorio
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO DESPORTO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA
Relatório da Aula Prática – Espectrofotometria
Rio Branco
2014
LORENA STHEFANE PIRES NOGUEIRA
THAÍSE DUARTE ONOFRE SABIÁ E SILVA
THAYLÂNIA KELLY CHAVES SANTIAGO
MARIANA DE FREITAS FRATARI MAJADAS
Relatório da Aula Prática – Espectrofotometria
Relatório da aula prática - Espectrofotometria apresentado à disciplina Bioquímica como requisito parcial para composição da N1. Orientador: Profº MSc. Rogério de Freitas
Lacerda
Rio Branco
2014
1.Introdução
A Colorimetria e a Espectrofotometria podem ser conceituadas como um procedimento analítico através do qual se identifica e determina a concentração de espécies químicas mediante a absorção de energia radiante (luz). A luz pode ser entendida como uma forma de energia, de natureza ondulatória, caracterizada pelos diversos comprimentos de onda (λ, expressos em µm ou nM) e que apresenta a propriedade de interagir com a matéria, sendo que parte de sua energia é absorvida por elétrons da eletrosfera dos átomos constituintes das moléculas.
Os métodos espectroscópicos baseiam-se na absorção e/ou emissão de radiação eletromagnética por muitas moléculas, quando os seus elétrons se movimentam entreníveis energéticos. A espectrofotometria baseia-se na absorção da radiação nos comprimentos de onda entre o ultravioleta e o infravermelho. Um espectrofotômetro é um aparelho que faz passar um feixe de luz monocromática através de umasolução, e mede a quantidade de luz que foi absorvida por essa.
Utiliza-se comumente o comprimento de onda ultravioleta (280 nM) para a identificação de proteínas em materiais biológicos. Contudo outras metodologias, reação do “Biureto”, podem ser utilizadas para a caracterização de proteínas de maneira quantificativa.
O fundamento da metodologia se baseia no fato de que as proteínas formam