Segurança
1. OBJETIVOS
Aplicar a metodologia e as ferramentas desenvolvidas pela para a gestão de riscos, visando ajudar os gestores do contrato de modo organizado e objetivo para conseguir:
a. Isolar e minimizar as ameaças potenciais identificadas;
b. Eliminar as ameaças sempre que possível;
c. Desenvolver planos de ação, ou seja, planos proativos de contingência ou planos de resposta às ameaças;
d. Estabelecer reservas de tempo e dinheiro para cobrir ameaças que não podem ser mitigadas;
e. Suporte às decisões na fase comercial do contrato;
f. Desenvolver plano para aproveitar as oportunidades para o contrato;
g. Visibilidade para a alta direção.
2. CONCEITO
O risco em um projeto é uma condição ou evento incerto que pode levar a um impacto positivo ou negativo em um dos objetivos deste projeto, ou seja, pode ser uma oportunidade de ganho ou um risco de perdas.
A gestão de riscos é um processo sistemático para se identificar, analisar e responder aos riscos de um projeto, e tem como finalidade a busca do equilíbrio apropriado entre o reconhecimento de oportunidades de ganhos e a redução de perdas.
a. Cada risco possui 3 componentes básicos:
b. Um evento;
c. A probabilidade de ocorrência do evento;
d. O impacto do evento (positivo ou negativo).
3. PROCESSO DE GESTÃO DE RISCOS
O processo sistemático de gerenciamento do risco é fundamental para o sucesso do projeto pois assegura que todos os riscos identificados sejam documentados, analisados, e que respostas às exposições de risco sejam encontradas, de maneira consistente para alcançar os objetivos do projeto.
Este processo se refere a eventos futuros, cujas exatas conseqüências são desconhecidas e como lidar com estas incertezas de maneira proativa.
O gerenciamento do risco é a arte e ciência de planejar, avaliar (identificar e analisar), lidar e monitorar ações dirigidas a estes eventos futuros para assegurar que os resultados sejam favoráveis.
Então um bom processo de