proteinas
Caracterizar a presença de proteinas em material biológico, verificar experimentalmente a precipitação de proteínas com e sem desnaturação e relacionar as observações práticas e téoricas de propriedades gerais,estrutura e isolamento de proteínas.
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA E FISIOLOGIA ANIMA
ÁREA DE BIOQUÍMICA E BIOFÍSICA
BIOQUÍMICA
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA E FISIOLOGIA ANIMAL
ÁREA DE BIOQUÍMICA E BIOFÍSICA
PROTEÍNAS
CURSO: Licenciatura em Biologia (LB1)
Introdução
As proteínas foram descobertas no século XIX através de estudos realizados principalmente com sangue e ovos. Na época, um dos materiais orgânicos mais estudados eram as claras deovos de aves, que são chamadas de albume. O fato da clara do ovo se solidificar quando exposta ao aquecimento deixava os cientistas muito
As proteínas estão relacionadas com quase tudo que ocorre nas células. Para começo de conversa, o papel central das proteínas está no fato de a informação genetica ser expressa em proteínas. Para cada proteína existe um gene que codifica uma sequência específica de aminoácidos.
As proteínas também são muito importantes como agentes estruturais das células, catalisadoras de funções biológicas, proteínas de armazenamento, motilidade, proteínas reguladoras e proteínas de defesa do organismo, como os anticorpos, o fibrinogênio e a trombina.
As proteínas são polímeros de aminoácidos unidos por ligações, denominadas ligações peptídicas, uma ligação peptídica é a união do grupo amino (-NH2) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) de outro aminoácido, através da formação de uma amida. Além disso, os diferentes grupamentos "R"