exame de tórax e abdome
A tomografia computadorizada é um exame simples, capaz de obter imagens em tons de cinza de “fatias” de partes do corpo ou de órgãos selecionados utilizando raios-x e se tornando muito mais completo que o exame convencional. Possuindo com principal desvantagem da tomografia o fato de utilizar radiação maior que uma radiografia tradicional.
O exame de tórax é indicado, em geral, para avaliação de lesões pulmonares, massas ou tumores no pulmão ou mediastino, para determinação do tamanho, forma e posição de órgãos intratorácicos e para visualização de hemorragias ou coleções líquidas na cavidade pleural ou mediastinal.
Na tomografia abdominal é indicada para suspeitas de trauma, apendicite, aneurisma de aorta abdominal, abscessos abdominais, pancreatite, infecção urinária complicada (pielonefrite) e tumores de vísceras abdominais entre outras patologias. Nesse método de exame pode ser utilizado contraste que ajuda na identificação das estruturas e realçe de órgãos, se sobressaindo até da ultrassonografia no caso de pacientes obesos e com grande quantidade de gazes no intestino. O exame é indolor e dura cerca de 15 minutos. O paciente deve deitar-se em uma mesa que desliza para dentro de um tubo, a qual se desloca para permitir imagens de novas “fatias” do segmento ou órgão corporal examinado. O único desconforto que sentirá é o de permanecer imóvel durante a realização do procedimento ou o contraste injetado (se for o caso) que pode provocar transitoriamente um gosto metálico na boca e uma sensação de calor. Sendo assim, a tomografia computadorizada, se tornou hoje um grande avanço para a medicina, pois é através deste método que diversas alterações podem ser detectadas auxiliando em um diagnóstico e tratamento de qualidade.