Computação em nuvem
Adriana Maria Rebouças do Nascimento(1)
RESUMO
A computação em nuvem é uma tecnologia atual que está sendo difundida em todo mundo.
Ela possibilita o acesso remoto, de qualquer lugar, independente da plataforma aos mais diversos tipos de aplicativos e dados através da internet, com a mesma facilidade de tê-las armazenadas localmente [1]. Nesse artigo mostramos algumas de suas características, vantagens e desvantagens, que se tornam relevantes devido aos aplicativos e ao grande volume de dados que as empresas necessitam armazená-los e acessá-los de maneira segurança, rápida e eficiente. Para realizar esse trabalho, nós pesquisamos esses enfoques dentro dessa tecnologia, que já está sendo utilizada tanto cientificamente como comercialmente. A sua utilização tem trazido benefícios às empresas, pois ela pode reduzir o consumo de energia, diminuir as emissões de carbono e os investimentos em recursos de TI, enquanto aumentam a eficiência operacional delas. Assim, podemos ressaltar que essa tecnologia é de grande importância para os dias atuais. Ela de alguma maneira está presente no dia a dia de quem utiliza o computador, desde um simples acesso ao e-mail pessoal até empresas que encontraram na internet soluções para seus negócios [2].
Palavras-chave: computação em nuvem.internet. banco de dados.
INTRODUÇÃO
A computação nas nuvens (cloud computing) é uma tendência na internet do futuro segundo o Google. Neste futuro as pessoas não precisarão instalar mais softwares. Tudo girará em torno da internet, que será uma plataforma completa de aplicações. O Google acredita nesta idéia e o Gmail e o Google Docs são alguns exemplos [3]. É chamada de computação em nuvem porque os dados e as aplicações existem em uma nuvem de servidores web [2].
Desse modo, ela tem sido utilizada por empresas e usuários comuns para a hospedagem de site e para o armazenamento de dados.
OBJETIVO
Atualmente, a computação vem