BIOQUIMICA TESTE DE CARACTERIZA O DE PROTE NAS E IDENTIFICA O DE AMINO CIDOS
I. INTRODUÇÃO
Aminoácidos são ácidos carboxílicos com grupo amino na posição alfa. O carbono é assimétrico, ou seja, se liga à quatro grupos diferentes. Esses podem ocupar duas posições espaciais distintas são opticamente ativos com duas formas isoméricas, isso indica a existência de dois enantiômeros. Estes se ligam através de ligações denominadas peptídicas, que ocorre entre o grupo amino (-NH2) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) de outro aminoácido, liberando uma molécula de água (H2O), os aminoácidos nas ligações peptídicas são denominados de resíduos.
Proteínas são polímeros de aminoácidos com ligações peptídicas. São compostas por uma ou mais cadeias polipeptídicas (macromoléculas), cada uma com uma sequência de aminoácidos unidos por ligações peptídicas. São mais abundantes no organismo e desempenham muitas funções específicas, podem ser dentre as principais: transportadoras, de defesa, de reserva, reguladoras, estrutural e enzimática (catálise de reações). A conformação nativa (fibrosa e globular) das proteínas ou organização estrutural determinam a sua função biológica.
Foram realizadas quatro reações para a caracterização de proteínas e identificação de aminoácidos: Reação de biureto, Reação de ninhidrina, Reação xantoproteica e Reação para aminoácidos sulfurados. E também foram analisadas a solubilidade das proteínas por precipitação pelo calor e precipitação por solventes orgânicos.
As proteínas fibrosas são insolúveis e as globulares são solúveis
Esta prática teve como objetivos caracterizar a presença de material biológico em proteínas através de testes que reconheçam a presença de aminas primárias presentes em solução (reação da ninhidrina); a presença de peptídeos com mais de três resíduos de aminoácidos (reação do biureto); a presença de arginina na cadeia peptídica (reação de sakaguchi); a presença de aminoácidos sulfurados (reação para aminoácidos