Teoria tridimensional do direito
CURSO DE DIREITO (DIURNO)
Medida de Eficiência:
A Teoria Tridimensional do direito
Aracaju
Maio de, 2012
Trabalho apresentado a Universidade Tiradentes como requisito parcial da avaliação do professor Marília Mendonça docente da matéria introdução ao estudo do direito
Alunos: José Soares Barbosa Júnior Kennedy Francisco Matheus Porto
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem o objetivo de apresentar de maneira clara, simples e objetiva o que vem a ser a Teoria Tridimensional. Para isso, primeiramente faz-se um breve relato sobre como veio a surgir esta teoria, quem foram seus precursores.
Para um melhor entendimento, ainda na primeira parte, passa-se à questão da análise dos três elementos que compõe a chamada Teoria Tridimensional do Direito, ou seja, um curto estudo sobre fato, valor e norma, para então, num segundo momento, ater-se à questão da Teoria propriamente dita.
Observa-se desde o início que foi feita uma pesquisa de cunho bibliográfico com diversos autores, de diferentes áreas do Direito, pois como se observará, o tridimensionalismo pode ser aplicado não só no Direito, mas em outras ciências, como a Sociologia, Filosofia, etc.
Em meio a diferentes opiniões de autores consagrados como o Mestre Miguel Reale, nota-se que esta seria uma matéria que poderia ser discutida por sem número de laudas, no entanto, por tratar-se de um breve estudo, o mesmo foi compelido em poucas páginas com o intuito maior de mostrar, juntamente com uma apresentação teatral de um fato realmente ocorrido, os valores a serem levados em conta e as normas a serem aplicadas, justificando a necessidade da aplicação da junção dos três elementos formadores da Teoria Tridimensional no cotidiano do homem.
1. RAÍZES DO PENSAMENTO TRIDIMENSIONAL
Estudar o Direito é estudar o conhecimento humano, ocupando lugar distinto das ciências sociais, ao lado da História, Sociologia, Economia, etc. Resultante de experiências históricas da convivência humana, tem-se que