Teoria do Estruturalismo
O objetivo da linguística é estudar as regras desse sistema e seus sentidos produzidos.
Segundo Saussure cabe a linguística ir além do estudo de signos e assim ele estabeleceu as dicotomias, como: Lingua x Fala: A Língua é um sistema organizado de signos, ou seja, é um conjunto de unidades organizadas que formam um todo, sendo definida como um sistema abstrato, social, geral e coletivo. A Fala é a realização concreta da língua pelo sujeito, sendo variável, circunstancial e individual.
Significante x Signaficado: O significante é a imagem acústica, ou seja, não é a realidade, mas a imagem mental (fonologia - sons da língua) que é feito de um determinado som. O significado é o conceito, plano de ideias e reside no plano do conteúdo, é como se fosse o lado espiritual da palavra.
Sintagma x Paradigma: O sintagma ele exclui a possibilidade de pronunciar dois elementos ao mesmo tempo, pois um termo só passa a ter valor a partir do momento em que há a seleção dos elementos e a combinação. O paradigma é um conjunto de unidades de mesmo valor que se associam na memória que assim formam conjuntos relacionados ao significado (semântico); fazendo com que suas unidades se oponham, pois uma exclui a outra.
Sincronia x diacronia: A sincronia significa ao mesmo tempo, é onde as mudanças sofridas com o tempo não são relevantes e é o sinônimo de descrição de estudo de funcionamento da língua em um certo tempo; A diacronia significa através do tempo, é onde a linguista tem por objeto de estudo a relação entre um determinado fato e outros anteriores ou posteriores, que o precedem ou sucedem; funcionamento sincrónico da língua pode conviver harmoniosamente com seus condicionamentos diacrónicos.
Sites de Pesquisa: