Domingo de lazer na Paulista
Se você é Paulistano com certeza já sonhou algum dia com a Paulista sem carros e você andando ali no meio das vias, observando os arranha-céus e sentindo-se pequeno, em uma tarde ensolarada de domingo. Ao seu redor apenas outras pessoas circulando a pé, de patins, patinete, skate e bicicleta, enquanto atividades artísticas, culturais e esportivas acontecendo ao longo da avenida reunindo gente de todo o tipo e gostos para compartilharem aquele espaço de forma harmonica.
E se isso for possível?
***********************************************************************************
Hoje em dia:
Não exatamente desta forma sonhada, algumas vezes ao ano é possível ter uma experiência mais humana (porém um pouco festiva e lotada) na Paulista. Estas oportunidades ocorrem em junho na Parada Gay e em dezembro no Ano novo da Paulista, em que na avenida toda restringe o trânsito de motorizados, liberando o espaço da via para circulação de veículos de tração animal de 2 patas : NÓS.
Ano Novo na Paulista
Parada Gay na Av. Paulista
Em junho do ano passado de forma não planejada também foi possível experimentar a abertura da Paulista nos dias de manifestação. Nestas ocasiões eu pude constatar pessoalmente que a abertura da via deu origem a muita gente que aproveitou a situação para passear com o cachorro, andar de skate, fazer uma roda de violão com os amigos entre outras atividades nada a ver com “marchar” na via liberada.
( Veja o Vídeo: Manifestação Festiva na Paulista )
Junho/2013
Além disso, todos os anos próximo ao Natal a lotação das calçadas para ver todo aquele acontecimento – que inlcui inluminação, coral, estatuas vivas, músicos de rua – na Paulista faz com que a CET tenha que se mobilizar de última hora e aumentar a calçada invadindo o espaço de pelo menos uma pista de carro para ser usada pelas pessoas.
Av. Paulista tomada pelas pessoas em dezembro