quase lampada de lava
1 litro de óleo de cozinha
1 copo de água
Corante artificial
1 comprimido efervescente antiácido
Pote alto
Como fazer Coloque o óleo no pote deixando espaço para o copo de água. Depois, misture os materiais: primeiro adicione corante ao copo de água e em seguida despeje a água colorida no pote cheio de óleo.
O que ocorre: O segredo é misturar bastante óleo com um pouco de água. A água tem que estar com corante, para aparecer melhor. Depois de colocar tudo em um pote bem alto, para dar um efeito visual legal, basta jogar um comprimido efervescente (pastilha de Vitamina C) na mistura. O comprimido irá descer pelo óleo — que ficará por cima porque é mais leve — até alcançar a água, onde começará a soltar gás carbônico. A água irá “pegar uma carona” nesse gás, subindo como na lâmpada de lava. Quando a água chega em cima, porém, o gás é liberado, e ela volta lá para baixo, provocando uma espécie de chuva dentro do óleo.
A primeira explicação que podemos retirar deste experimento é sobre a densidade. O que é menos denso boia. O que é mais denso afunda. O óleo é menos denso do que a água. Por mais que misturemos ele sempre volta a ocupar a parte de cima e a água a parte de baixo. A segunda explicação diz respeito ao gás carbônico. Estamos estudando a atmosfera e é interessante comprovar a existência deste gás.
PRINCIPAIS CONCEITOS ABORDADOS:
-polaridade das ligações químicas
-densidade