Resenha Managing
Resenha Crítica: Managing – Henry Mintzberg
1. referênciAS bibliográficas
Mintzberg, H. (2010). Managing. Desvendando o dia a dia da gestão. Porto Alegre: Bookman, 2010. 304p
2. credenciais do autor
Henry Mintzberg é graduado em Engenharia Mecânica, formado na McGill University e doutarado em Massachusetts Institute of Technology. Tornou-se um conceituado autor e professor da área de administração com cerca de cento e cinquenta artigos publicados e quinze livros escritos: alguns deles de renomada importância no meio acadêmico, tais como o Safári de Estratégia e mesmo sua última obra Managing, aqui analisada.
O autor é marcado pela crítica às práticas adotadas atualmente pelo Planejamento Estratégico e a alguns pontos que julga errôneos na gestão em geral. Inclusive, funda seu próprio programa alternativos aos tradicionais cursos de MBA: International Masters in Practicing Management, no qual há um enfoque na reflexão com base nas próprias experiências dos executivos engajados no projeto. Quase que concomitantemente, cria a CoachingOurselves International objetivando o treinamento gerencial a partir da sua percepção de gestão.
3. uma nova idiossincrasia para a prática da gestão
Para solidificar a gestão sob uma nova ótica, Henry Mintzberg realizou uma experiência de acompanhamento do dia a dia de vários gestores durante um período de vinte e nove dias. Inicialmente, a proposta é a de desconstruir alguns mitos que empecilham a percepção da gestão em sua forma original: a ideia de que pode ser separada da liderança, que é uma ciência e que os gerentes, assim como todos, estão vivendo um período de grandes mudanças.
Sob essa ótica, basicamente, propõe a associação entre gerentes e líderes e a liderança como resultado de uma gerência correta; rejeita a definição de ciência, vendo a gestão como prática. No que tange às mudanças, afirma que elas não representam de faro esse período: ela é muito perceptível apenas