Resenha
Resenha: Managing – Henry Mintzberg (Capítulo 2- A dinâmica da gestão-Pág. 30 á 53).
Referências bibliográficas: Mintzberg, Henry. (2010). Managing. Desvendando o Dia a Dia da Gestão (tradução: Francisco Araújo da costa). Porto Alegre: Bookman, 2010. 320p.
Bibliografia do autor
Henry Mintzberg é canadense,Ph. D. pela MIT Sloan School of Management. Atualmente leciona na Mc Gill University, onde é professor desde 1968. É autor de diversos livros na área de administração, dentre eles a presente obra em questão. Lançado em 2009 em inglês e em 2010 no Brasil, em português, Managing: Desvendando o dia a dia da gestão, aborda uma visão diferente sobre a mesma, na qual Mintzberg procura desmistificar o gestor como aquele profissional que é sistemático, que obtém conhecimento através de manuais, que controla tudo na organização e nunca é interrompido. Hoje é possível notar que há bastante informação sobre os grandes líderes, seus sucessos e fracassos, mas muito pouco sobre a prática da gestão propriamente.
A Dinâmica da gestão. Observando gerentes trabalhando, a gente percebe que trabalham em um ritmo acelerado assim por diante na dinâmica do trabalho. Ele foi colocando essa característica em um livro no ano 1973. Quando começou ir em sala de gerente observa toda sua pratica.Sempre que apresentava ao grupo de gerentes ele sempre falava, você me faz me sentir tão bem. Achava que os outros gerentes estava planejando, organizando, coordenando, controlando e quando ele tava pulando de problema pra outro segurando a confusão.
As características ontem e hoje.
Neste capitulo formam-se base conclusões do ritmo implacável da gestão, sobre o ritmo corrido do trabalho gerencial, hora trabalhado dando pausa para o café e almoço. A busca por regularidade no trabalho gerencial, para as atividades mais significativas precisa pré parar mudanças de humor com bastante freqüência e velocidade. Segundo a