Acumulação capitalista
Marcelo Dias Carcanholo1
Marisa Silva Amaral2
Resumo: Para o entendimento detalhado da condição dependente, nosso objetivo aqui é o de recuperar os aspectos principais da lei geral da acumulação capitalista, demonstrando como se forma o exército industrial de reserva e como a existência deste último contribui com as formas de superexploração do trabalho e com o seu fortalecimento para o caso dos países dependentes.
Palavras-chave: teoria da dependência; teoria marxista; economias dependentes.
Capitalist Accumulation and industrial reserve army: superexploitation of labor content in economies of the periphery
Abstract: For the detailed understanding of dependency, our purpose in this paper is to recover the principal aspects of the general law of capitalist accumulation, explaining how the industrial reserve army is formed, and how it contributes through the form of the superexploitation of labor and through its strengthening in the case of the countries in the periphery.
Keywords: dependency theory; marxist theory; economies of the periphery.
JEL: B14; B51
1 Professor Adjunto da Faculdade de Economia da UFF. E-mail: mdcarc@uol.com.br.
2 Professora do IE-UFU. E-mail: msilvaamaral@yahoo.com.br.
Revista de Economia, v. 34, n. especial, p. 163-181, 2008. Editora UFPR
163
CARCANHOLO, M. & AMARAL, M. Acumulação capitalista e exército industrial...
Introdução
Analisando o processo de constituição da economia mundial que integra as economias nacionais ao mercado global, observa-se que as relações de produção são desiguais porque o desenvolvimento de certas partes do sistema ocorre às custas do subdesenvolvimento de outras.
As relações tradicionais são baseadas no controle do mercado por parte das nações hegemônicas e isto leva à transferência do excedente gerado nos países dependentes para os países